O Coaching e o Aconselhamento de Carreira estão se tornando práticas cada vez mais importantes na vida executiva. Em nossa recente enquete sobre profissionais em cargos de alta liderança, mais de 50% apontaram como o ponto principal destes processos, o aprimoramento do autoconhecimento.
Segundo Lucia Costa, sócia da SOUL hr consulting, buscar o autoconhecimento traz mais protagonismo na gestão de sua carreira, sendo a base para o desenvolvimento assertivo e para a conquista de seus objetivos, trazendo mais realização pessoal ao longo do tempo.
Ao conhecer a si próprio e o seu impacto no meio onde trabalha e vive, você consegue identificar as mudanças necessárias para evoluir tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Conhecendo melhor suas alavancas e vulnerabilidades, é possível traçar um plano com ações de curto, médio e longo prazo para alcançar melhores resultados na sua performance.
Na gestão de carreira, o autoconhecimento pode ser o diferencial necessário para que você se destaque no mercado e explore, da forma mais adequada, os seus diferenciais competitivos. Essa busca pelo conhecimento próprio traz descobertas de como identificar e solucionar os problemas que interferem no seu crescimento, além de entender as potencialidades existentes em si mesmo.