17jan

Roberta Splendore fala sobre a importância de alcançar um estado pleno de saúde mental e bem-estar para equilibrar o dia-a-dia da sua vida

Por: Roberta Splendore

Falando de saúde mental

A Saúde Mental é acessível a todos.

O importante é você ter consciência de que pode precisar de ajuda para alcançar este estado de saúde mental. Neste breve artigo sobre Saúde Mental vou ressaltar as principais dicas para você atingir e fazer um link, que converge para o bem estar.

Obviamente que em casos patológicos é imprescindível a procura de especialistas, médicos e medicamentos. Não é sobre isso que esse artigo se refere, mas sim, de como nós podemos nos sentir saudável mentalmente para enfrentarmos os desafios do dia a dia.

Como mencionei, o entendimento de saúde mental, bem estar são os pré requisitos para uma vida saudável e em equilíbrio.

Fazendo uma analogia é quase que uma fórmula para se atingir esse estado saudável e de equilíbrio.

O autocuidado é o primeiro componente desta equação

E você não precisa “gastar” ou “sofisticar” suas escolhas. Em sua rotina, inclua um tipo de exercício físico regularmente, atente-se à sua alimentação, optando por escolhas que promovam a saúde e consumindo alimentos nutritivos, durma adequadamente, faça alguma atividade que você goste pelo menos uma vez na semana, se puder medite, nada mais é do que despertar o estado de presença, tire um tempo para relaxar mesmo que seja poucos minutos por dia.

O outro componente desta fórmula é o autoconhecimento

Cultive um profundo relacionamento consigo mesmo.

Conheça suas emoções, quando e porque elas surgem, como você reage aos gatilhos do dia a dia. Se conhecendo você reconhece suas necessidades mais internas e profundas e saberá como lidar com elas.

Outro componente é a espiritualidade

A espiritualidade nos dá uma forma de ver e compreender os desafios de nossa vida. Muitas vezes compreendemos o significado de uma situação através da espiritualidade que nos acalenta e traz um novo significado para aquela situação e consequentemente nos trazendo o bem estar.

Cuide do componente comunicação

Como você tem se expressado com o mundo exterior? Você está sendo objetivo, empático?

Praticando a comunicação consciente, certamente seus relacionamentos serão mais sinceros e profundos trazendo o bem estar e relacionamento prazerosos.

Outro componente é a realização profissional

Não se acomode! Busque um lugar para estar se desenvolvendo profissionalmente que tenha os seus valores, a sua ética, onde você possa estar feliz. Não esteja com pessoas ou ambientes que você não acredita. Sei que é difícil, mas por experiência própria eu digo, não desista! Esse componente é fundamental para a sua saúde mental.

Por fim, alguns outros componentes que são importantes para sua saúde mental: cultive a autoconfiança, a resiliência (às vezes faz parte “engolir sapos e devolver borboletas”), comemore suas conquistas, esteja com pessoas que lhe faz bem, sonhe e defina metas, aprecie o que tem valor para você e se espelhe em histórias que lhe inspire.

Para alcançar um estado pleno de saúde mental e bem-estar, é necessário adotar uma fórmula abrangente de ações.

Reconhecemos que alguns desses componentes demandam a orientação e expertise de profissionais especializados.

Minha recomendação é planejar, ter disciplina e não desistir.

A Saúde Mental como descrita neste breve artigo traz uma boa notícia, que é para atingi-la depende somente de você!

Se interessou por esse assunto?

Deixe nos comentários um tema que você deseja ver na nossa Agenda Executiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + cinco =